Gisele Gonçalves, dona de uma cafeteria em Santos, no litoral de São Paulo, ensinou a fazer um bolo de fubá com cobertura de goiabada. A receita é simples de fazer. O bolo faz tanto sucesso na cafeteria que a empresária precisa fazer todos os dias para atender a demanda. Segundo ela, a receita é antiga e foi passada por uma amiga, há muitos anos. Esse é o tipo de bolo que desperta emoções, que remete àqueles feitos pela avó para tomar com um bom cafezinho de tarde.

Ingredientes

– 4 ovos

– 1 xícara de açúcar refinado

– 1 xícara de iogurte integral

– 1 xícara de óleo

– 1 xícara de farinha de trigo

– 2 xícaras de fubá

– 1 colher de sopa de fermento

– goiabada cremosa ou geleia de goiabada para a cobertura

Modo de preparo

Bolo

No liquidificador, coloque os ovos, o óleo, o iogurte e o acúcar. Bata bem por cerca de 1 minuto e, depois, adicione o fubá e a farinha de trigo. Bata novamente os ingredientes no liquidificador. Por fim, coloque o fermento e misture usando apenas uma colher ou espátula.

Unte uma forma redonda com furo no meio com margarina e farinha de trigo. Despeje a massa do bolo. Se desejar, coloque flocão a gosto para enfeitar. Leve para assar em um forno pré-aquecido a 180°C por 40 minutos.

Cobertura

Coloque um pouco da goiabada cremosa em um pequeno pote. Adicione algumas gotas de água e leve ao microondas por cerca de 30 segundos. Retire e mexa um pouco. E, volte ao microondas por mais 30 segundos até que ela fique bem cremosa.

Despeje a cobertura de goiabada em todo o bolo ou coloque em uma taça para o convidado despejar o quanto deseja.

Bom apetite!

Bolo de fubá com cobertura de goiabada, de Gisele Gonçalves — Foto: Mariane Rossi/G1
Bolo de fubá com cobertura de goiabada, de Gisele Gonçalves — Foto: Mariane Rossi/G1
Bolo de fubá com cobertura de goiabada, de Gisele Gonçalves — Foto: Mariane Rossi/G1

Comentarios

Comentarios

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here