O setor de Coordenação e Vigilância em Saúde de Pimenta Bueno (RO), município a 520 quilômetros de Porto Velho, emitiu uma nota destinada à comunidade onde afirma que foi detectado o vírus da febre amarela em dois macacos.

Os animais foram encontrados na área rural da cidade. A nota alerta, ainda, que esse diagnostico não traz motivos para pânico, já que há boa cobertura vacinal no município.

Um dos animais foi encontrado na linha 50, no Setor Dimba. O segundo estava na RO 010, na linha 25, às margens do Igarapé Marreta. O comunicado explica que os macacos não transmitem a doença.

Vacinação

A coordenação orienta, inclusive, que a vacina contra a febre amarela é a principal ação de prevenção da doença. A dose é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (Sus) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O setor de vigilância pede à população que, caso seja constatada a morte ou doença de macacos, não manipulem o animal morto ou doente. É preciso que comuniquem ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da região.

Comentarios

Comentarios