Consumidores relataram ao Ministério Público Federal (MPF) que há longa espera nas filas de atendimento na agência da Caixa Econômica Federal em Jaru (RO). O Procon também enviou ao MPF diversas reclamações em relação a demora no atendimento naquele município. Para defender os direitos dos consumidores, o MPF recomendou à Caixa que adote medidas administrativas e operacionais para diminuir o tempo de espera.

Pela legislação estadual (nº 1252/2003) e municipal (n° 432/99), o tempo de espera para atendimento não pode ser superior a 20 minutos em dias normais ou a 30 minutos em dias de grande fluxo de clientes (dias antes ou após feriados, data de pagamento a servidores públicos, por exemplo). A própria Caixa Econômica Federal informou ao MPF que já chegou a realizar mais de 340 atendimentos em um único dia na agência de Jaru, com tempo médio de espera de mais de 50 minutos.

O prazo dado para a Caixa adotar providências para diminuir o tempo de espera nas filas é de 30 dias corridos. Outra medida recomendada à Caixa é a divulgação de seus canais de atendimento por telefone, internet ou outros meios de comunicação, evitando que o consumidor espere na agência a solução para sua necessidade. O prazo dado para esta divulgação é de 20 dias corridos.

Fonte: Rondonoticias – assessoria

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