A Qualcomm anunciou, nesta quarta-feira (21), o lançamento de um chip voltado para as redes Wi-Fi 802.11ax. O microprocessador WCN3998 é a primeira solução da empresa voltada para dispositivos móveis que é compatível com o novo padrão de comunicação sem fio. O componente deve vir embarcado em um série de aparelhos, como smartphones, tablets e notebooks. O envio para as fabricantes está previsto para o segundo trimestre de 2018.

O Wi-Fi ax traz uma série de melhorias em relação ao Wi-Fi ac – rede que é usada atualmente. Além de garantir mais estabilidade e velocidade, o novo padrão também promete consumir menos energia dos dispositivos.

Repetidores: saiba como ampliar o sinal Wi-Fi da sua casa

Enquanto os primeiros roteadores Wi-Fi 802.11ax começam a surgir no mercado – como este modelo da Asus apresentado em 2017 –, ainda não há dispositivos que sejam capazes de extrair todo o potencial do novo padrão. Isso deve começar a mudar ao longo de 2018. Além da Qualcomm, a Intel e a Broadcom são outras empresas que apresentaram chips específicos para dispositivos móveis compatíveis com a tecnologia.

De acordo com a Qualcomm, um dos grandes diferenciais do WCN3998 está na eficiência energética. O chip é capaz de consumir até 67% menos do que os processadores usados para conexão com redes Wi-Fi ac. Outra característica importante está no uso do WPA3 como criptografia. Com isso, a troca de informações pela rede tende a ser muito mais segura.

Qualcomm anuncia chip WCN3998 com Wi-Fi 802.11ax para Internet mais rápida (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Além disso, o WCN3998 também conta com Bluetooth 5. O padrão, já presente em alguns celulares como o iPhone X, oferece aprimoramentos para a estabilidade e permite a conexão de múltiplos dispositivos (fones de ouvido, por exemplo) de forma simultânea.

O Wi-Fi 802.11ax deve começar a se popularizar em 2019. Um dos benefícios do novo tipo de conexão está em permitir um maior número de dispositivos conectados ao mesmo tempo, garantindo uma melhor estabilidade de sinal. Outra vantagem está na velocidade. A expectativa é de que a transmissão de dados nas redes ax supere os 5 Gb/s, enquanto no Wi-Fi ac a velocidade máxima gira em torno de 2 Gb/s.

Comentarios

Comentarios