Auditoria analisa serviço de defesa sanitária animal em Rondônia

Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) deram início a uma auditoria nesta segunda-feira (14), em Rondônia, para averiguar o serviço de defesa sanitária animal no estado. Unidades e escritórios da agência devem ser visitados pelos auditores fiscais do sul ao norte do estado.

Os trabalhos, que se estendem até a próxima sexta-feira (18), fazem parte dos processos de retirada da vacina contra a febre aftosa. O objetivo é que a região seja considerada livre da doença sem precisar vacinar o rebanho duas vezes por ano. Há 20 anos, Rondônia tem o status de área livre de febre aftosa com vacinação.

A campanha de imunização – que é obrigatória – contra a febre aftosa começa na próxima terça-feira (15) e termina no dia 15 de novembro. O prazo para comprovação vai até o dia 22 de novembro. A declaração pode ser feita mediante apresentação da nota fiscal da vacina nas agências da Idaron.

De acordo com a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), o foco no momento é vacinar bovinos e bubalinos de zero a 24 meses de idade. A expectativa é de 6 milhões de cabeças sejam imunizadas nesta 47ª campanha.

A Agência prevê que em novembro aconteça outra reunião com representantes do Mapa e do setor de produtores rurais para averiguar a possibilidade de não fazer mais a vacinação. Fazem parte do Bloco 1 Rondônia, Acre e parte do Amazonas e Mato Grosso por fazerem divisa com esses estados.

Campanha

Segundo dados do Governo de Rondônia, o estado possui cerca de 14 milhões de bovinos e bubalinos, sendo o sexto maior rebanho nacional.

Cuidados devem ser tomados para evitar a contaminação do rebanho durante vacinação. Confira:

  • Esterilização da agulha: O ideal é fazer em água fervendo por 10 a 15 minutos;
  • As doses das vacinas devem ser conservadas em uma temperatura média de 2 a 8 graus;
  • A dose da vacina é 2 ml e deve ser aplicada na ‘tábua’ do pescoço, por via subcutânea (embaixo da pele) ou intra-muscular (na carne).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here